Nesta quarta-feira, 11 de março, foi um dia para comemorar a presença da dupla Jorge & Mateus na instituição. Eles inauguraram um pavilhão que leva o nome da dupla, na mesma data em que se apresentam em um jantar show em prol da causa.
O Pavilhão “Jorge & Mateus” abriga o serviço de oncogenética, que consiste em um amplo trabalho preventivo para poder identificar e analisar as mutações gênicas diretamente associadas à incidência de câncer. Aliando os maiores avanços na área genética com as multidisciplinares ambulatoriais, o setor realiza tanto o rastreamento através da identificação de possíveis tumores hereditários, como a busca por algumas evidências que indiquem a predisposição para a formação de um tumor no paciente.
Oncogenética
O encaminhamento do paciente para a oncogenética funciona através de indicação dos médicos do Hospital. Todas as especialidades podem enviar alguém para fazer uma primeira consulta. O setor começou a funcionar em 2009 e, até agora, já são 1.640 famílias cadastradas.
O aconselhamento genético é composto, na maioria dos atendimentos, por duas consultas. Na primeira, a enfermeira oncogeneticista coleta informações referentes aos hábitos e à saúde do paciente, assim como, sobre seus familiares de primeiro e segundo grau para a elaboração do heredograma. Além disso, também é feito um esclarecimento quanto ao motivo do encaminhamento do paciente e os benefícios que isso trará para ele e sua família.
Depois de adquirir os dados necessários, o médico realiza o cálculo de probabilidade de mutações, análise dos critérios clínicos e heredograma para a inclusão em síndromes de predisposição ao câncer.
A segunda consulta realizada pelo setor, abordará o resultado do teste genético e as peculiaridades, como a prevenção – cirurgias profiláticas e exames de seguimento – tanto do paciente quanto de seus familiares após a mutação ser constatada. O departamento possui também assistência de psicólogos, com o objetivo de ajudar os pacientes antes e durante os testes, principalmente, após receber os exames.
Jorge & Mateus
A dupla é parceira de longa data do Hospital de Câncer de Barretos. Segundo eles, desde que conheceram a instituição pela primeira vez, tentam fazer ao máximo para ajudar. “Ver essa evolução, esse carinho que os profissionais têm com os pacientes. Aqui a cada ano tem uma mudança. Estão todos sempre se atualizando. É muito bacana voltar aqui”, disse Mateus.
Durante a cerimônia de inauguração, Jorge & Mateus ganharam um jaleco de “doutor do amor” e se emocionaram com a apresentação especial de um paciente da unidade infantojuvenil, fã da dupla, que cantou a música “O que é que tem”. “Não tem como não achar isso muito bonito. A gente fica muito feliz. Foi muito bacana”, contou Jorge.
A dupla ainda deixou uma mensagem aos pacientes que tratam no Hospital de Câncer de Barretos. “Tem que ter muita fé. Esse é o caminho. É o mais importante. Aqui [no Hospital] a gente tem todos os métodos humanos possíveis e profissionais qualificados para o tratamento, mas tem que ter fé em Deus.”
Fonte: www.hcancerbarretos.com.br